quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma outra cana é possível



Acho que essa não dá cachaça. Mas é um tipo de "cana" que fica linda florida. Plantamos em dois lugares no jardim: um com pouca luminosidade (meio dia) e outra em pleno sol. Somente as que tiveram baixa luminosidade e pouca rega é que deram flor. Elas apareceram um pouco antes do inverno.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Infância

Antônio Cândido, em seu belo livro "Os parceiros do Rio Bonito", busca entender a cultura e a sociabilidade do caipira do interior paulista. Ao falar a respeito dos hábitos alimentares, destaca que as frutas de mato geralmente mais apreciadas pelo caipira é a Jabuticaba. Segundo Cândido, "a jabuticaba é por antonomásia a fruta, sempre pronunciada fruita".
Acho que uma das razões seria o fato de ser difícil encontrar espécies de árvores frutíferas tão generosas: seus frutos estão nos troncos e bem pertinho do solo, eles são fáceis de serem consumidos e tem sabor adocicado que agrada aos mais diversos gostos. Fora a delicadeza da sua florada e a exuberância que é quando está carregada! Jabuticaba também é a fruta da infância de inúmeras pessoas.

A foto abaixo é da Sra. Jabuticabeira do sítio em que passei a infância brincando com os irmãos e primos:



Esta aqui é a pequena jabuticabeira do meu atual jardim. Foi a primeira árvore a ser plantada nele. Estou no aguardo de uma boa produção para tentar aprender com minha mãe a fazer o licor de jabuticaba!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Até que nem tanto exótico assim...


A Physalis chegou nas prateleiras dos varejões aqui da minha cidade há pouco tempo, como uma fruta exótica e CARA!! Mas o que poucos sabem é que ela é do nosso continente. É comum no Peru e também na região norte do Brasil. Jogamos umas sementinhas no chão do jardim e olha só: há 4 meses tem dado frutinhos ininterruptamente. Plantamos na meia sombra, em solo fértil, proximo à bananeira e ao limoeiro. Ela tem crescido como um tomateiro, buscando apoio nas suas vizinhas.
E nossa dose de vitamina C diária está garantida!

Trocas de mudas



Essa planta minha mãe ganhou de uma amiga, em trocas de mudas que sempre realizam. O galho foi plantado no ano passado, com uns 40 cm e depois de 1 ano deu sua primeira florada. Não sabemos o nome da espécie. Mas ficou linda junto com as demais plantas.