segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Surpresa - a leocofila em sua melhor forma

Finalmente ela floriu! Achei delicada e fotografei...



Dois dias depois, descobrimos a beleza nela guardada....






e mais dois dias, o tapete no chão!



Agora, ela está recolhendo, começando a se preparar para o ano que vem! Até lá, ela ainda vai nos brindar com poucas flores ao longo de quase o ano todo.

Que a terra me floresça nas ações
como no ouro suculento das vinhas,
que perfume a dor de minhas canções
como um fruto esquecido na campina.

Que me transcenda a carne a semeadura
ávida de brotar por toda a parte,
que minhas artérias levem água pura,
água que canta quando se reparte!

Desnudo quero estar sobre sarmentos,
pisado pelos cascos inimigos,
quero me abrir e repartir sementes
de pão, eu quer ser de terra e trigo!


Pablo Neruda

24 comentários:

  1. Tô de boca aberta! Linda de viver!!!Como é o nome dessa planta mesmo?
    Parabéns!!! Presente melhor que esse na entrada da casa é difícil de imaginar...só se o Brad Pitt estivesse ali do lado, sem camisa...rssss. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Agora fiquei na dúvida entre o Brad e a planta...
    O nome dela é Leucofilo. Deve ser plantada em lugar com sol pleno, em vaso ou no chão.
    Um beijão

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa!!!! Vou providenciar uma muda urgente na minha casa, vi essa planta em Ribeirão Preto quando estava lá de passagem, consegui o nome através do zelador do edificio, porque é claro, parei o carro e fui perguntar, mas o porteiro disse que o zelador não estava e somente ele sabia o nome desta maravilha, mas peguei o telefone, liguei dias depois e finalmente consegui...Viviane, Bebedouro/SP.

    ResponderExcluir
  4. Achei tão bonita (pena que são sómente 4 dias com flores), mesmo assim; hoje fui á uma Floricultura e comprei uma muda, plantarei amanhã em nossa Chacara. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz Carlos,
    Ela dá uma florada intensa só uma vez, ou também, logo após uma boa poda. Mas, as flores aparecem praticamente o ano todo. Vale a pena.
    Boa sorte!
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Viviane,
    Boa sorte com o plantio. Eu tenho visto bastante mesmo dela aqui em Ribeirão Preto.
    Abraço,
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  7. Oláa!!! Leocofilo é lindo mesmo. Gostaria de comunicar que minha família é dona de viveiro de planta em Limeira e nós formamos essa planta, dentre outras, e é uma das plantas ornamentais que mais tem saída. Caso haja interesse entre contato conosco pelo e-mail aphiosfischer@hotmail.com ou pelo telefone (19) 8192-4692/(19) 3441-7615. Temos da pequena e da grande. Att, Ciça.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite soa Alex da cidade de Sertãozinho -SP amo arvore Leucofilos gostaria muito de saber como adquiro sementes ou mudas dessa linda e maravilhosa Leucofilos meu fone para contato e 16 9132 6268 OU 9241 5676




    Att: Alex Gomes Da Cruz

    ResponderExcluir
  9. Vi uma planta dessa numa floricultura, fiquei admirada com sua beleza e quis logo saber o nome dela. No dia seguinte fui até esta floricultura para comprá-la, porém a mesma tinha sido vendida. Fiz uma encomenda e estou esperando para adquir uma e vou plantar em um vaso.
    Vicente - Avaré - SP

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gostaria de saber sobre a taxa de crescimento da leucofila e qual a altura máxima que ela atinge. Gostaria de fazer uma cerca viva mas receio ter que colocar plantas jovens por serem menos caras. Quanto tempo para que elas alcancem um metro e vinte?
    Brasilia - DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, eu não sei dados técnicos, sou apenas amadora. o que sei é que o crescimento dela na minha área foi bem mais rápido que as demais arbustivas que plantei também. posso dizer que seu crecimento, quando há bastante sol e boa adubação é bem vigoroso. abraço,

      Excluir
  11. Tenho um Leucofilo há mais ou menos um ano. Comprei a muda até pequena, mas ela já desenvolveu bastante, já deu duas floradas boas. (Fora as mini floradinhas rsrsr) .O problema é que está dando um fungo preto nas folhas e isso faz que elas enrolam e morram. Tenho passado um veneninho Diazinon 40 . Não sei se é o mais apropriado, mas deu certo.Porém com o passar dos meses o fungo ataca novamente. Coloquei tbm um adubo ( 4-14-8) para ajudar acelerar a florada. Ficou lindo e ajudou muito a planta à desenvolver.
    É a planta que mais chama a atenção no meu jardim e todos querem saber o nome rsrsrs. Bjs
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos Marini10 de maio de 2012 às 19:05

      Olá Sandra! Eu tenho um Leocofilo em um vaso grande e em local ensolarado. Agora, apareceram uns pontinhos pretos de fungos e ao procurar no Google cheguei até aqui. Procurei saber sobre o Diazinon e fiquei apavorado em te dizer que é um veneno fortíssimo e que não deve ser usado na sua casa. Veja em:
      https://www.pimentas.org/forum/viewtopic.php?f=4&t=8262
      Um abraço,
      Antonio Carlos

      Excluir
    2. Olá Sandra, também concordo com o Antonio Carlos. Eu não uso nenhuma espécie de veneno no eu jardim. Quando aparecem pragas, tento métodos mais naturais (fumo, óleo de nim etc) para ver se são eliminadas. Associo a isso a poda regular das folhas prejudicadas e correção da adubação. Em algumas circunstancias, quando a doença ou praga é persistente, eu mudo a planta de lugar no jardim. As vezes, só de replantar em outro lugar ela já muda de cara. Se a praga ou doença persiste, doo a planta para alguém e busco outra espécie. Quando a gente começa a usar veneno, além dos males para o ambiente e saude humana, acaba sendo um processo sem fim - tem que usar sempre.
      Abração, Fabiana Severi

      Excluir
  12. Quero colocar uma árvore que faça sombra em frente de minha casa, alguém poderia me informar qual o tamanho que a leucofila atinge e em qto tempo...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Antonio Carlos e Fabiana. Já estou providenciando o fumo para as plantas que aparecem fungos. Meu Leucofilo está com 1,50 já e bem gordinho, pois não podei ainda.Está sempre carregado de flores.Mas quero que ele se torne um arbusto. Já vim um arbusto desse enorme e bem podadinho na frente de uma casa na "rua de tráz " do Rio Preto Shoping. Espero que o meu fique daquele jeito. Bjs
    SANDRA

    ResponderExcluir
  14. Hoje acabei de ganhar uma e amei muito, mas eu gostaria de saber como cuidar e todos os outros detalhes... Agradeceria se alguém pudesse me ajudar!

    ResponderExcluir
  15. Lindo demaisssssssssss, quero um!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. muito linda abri ma loja de plantas e tds pedem eu preciso tê-la amei amei amei muito lindaaaa

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Ela é realmente maravilhosa! Tenho uma em casa!
    Alguém sabe o nome popular ou científico dela? E até que altura ela chega?
    LEUCOFILO (eu nao sei se eh o popular ou cientifico) rsrs

    ResponderExcluir
  18. BOM DIA. TENHO ALGUMAS MUDAS DE LEUCÓFILO E UMA DELAS ESTOU FORMANDO BONSAI. COMO CUIDAR DESSA PLANTA ? QUAL TIPO DE ADUBO ? GRATO PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se do pé que eu tenho , posso multiplica-la ? se é com muda ou semente ?

    ResponderExcluir
  20. Pessoal compartilho com vocês todas as opnieos tbem acho linda a planta.Na casa da mae de um amigo em Louveira tinha um pe mas ainda sem flor e mesmo assim eu já achava linda,mas ninguém sabia o nome.Hoje passei para comprar uma primavera branca e tinha la uma muda linda da leocofilo,Nem pensei duas vezes comprei uma muda ainda pequena,mas não vejo a hora da primeira florada.
    Abraco a todos
    Arnaldo SP

    ResponderExcluir
  21. Comprei uma muda do leucofilo e fiquei encantada de ver suas fls prateadas. Vou planta-la em um vaso.Gostaria de saber as dimensões do mesmo.Obrigada, bjss mil

    ResponderExcluir