quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Infância

Antônio Cândido, em seu belo livro "Os parceiros do Rio Bonito", busca entender a cultura e a sociabilidade do caipira do interior paulista. Ao falar a respeito dos hábitos alimentares, destaca que as frutas de mato geralmente mais apreciadas pelo caipira é a Jabuticaba. Segundo Cândido, "a jabuticaba é por antonomásia a fruta, sempre pronunciada fruita".
Acho que uma das razões seria o fato de ser difícil encontrar espécies de árvores frutíferas tão generosas: seus frutos estão nos troncos e bem pertinho do solo, eles são fáceis de serem consumidos e tem sabor adocicado que agrada aos mais diversos gostos. Fora a delicadeza da sua florada e a exuberância que é quando está carregada! Jabuticaba também é a fruta da infância de inúmeras pessoas.

A foto abaixo é da Sra. Jabuticabeira do sítio em que passei a infância brincando com os irmãos e primos:



Esta aqui é a pequena jabuticabeira do meu atual jardim. Foi a primeira árvore a ser plantada nele. Estou no aguardo de uma boa produção para tentar aprender com minha mãe a fazer o licor de jabuticaba!

2 comentários:

  1. Ah, que saco! Eu coloquei um comentário aqui ontem e não foi publicado...agora não lembro mais o que escrevi. Era sobre jabuticaba, árvore, infância... depois tento outra vez. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Apesar da centralização autoritária, eu vou dizer: este blog é tão bacana quanto a Fabiana!!! lamento pelos que não a conhecem, mas é uma espécie em extinção!! e floresce a cada estação, e frutifica que nem jaboticaba, dando o doce da amizade ao amigos, e como uma planta de cerca viva, fortalee, e serve de amparo, e de suporte, para o que vier a nascer no nosso quintal!!
    Beijos!
    Bete.

    ResponderExcluir